Descubra como é morar em apartamento

Quer descobrir como é morar em apartamento? A mudança para esses espaços é uma tendência no Brasil, refletindo a crescente verticalização dos espaços urbanos.

Optar por viver em um apartamento apresenta mudanças no cotidiano e comportamento. É preciso se adaptar a um espaço que apresenta diferentes regras de convivência e também a outras transformações.

Por isso, é preciso entender como é a vivência nesses ambientes e os aspectos que envolvem essa escolha. A seguir, você encontrará as principais informações para entender como é morar em um apartamento.

O que saber antes de morar em apartamento? 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 171,3 milhões de pessoas (84,8%) moravam em casas. Mesmo que o número de pessoas que vivem em apartamentos seja menor, essa proporção vem crescendo: em 2000, era 7,6%, atingindo a marca de 12,5% em 2022.

Porém, é preciso saber que a decisão de viver em um apartamento envolve considerações que influenciam no estilo de vida dos moradores. É preciso considerar aspectos como o relacionamento mais próximo com vizinhos e adaptação ao espaço.

Como é morar em apartamento?

Viver em apartamento é uma solução que tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em cidades em desenvolvimento. Essa é uma experiência que se diferencia de acordo com elementos como as características do imóvel e o estilo de vida dos moradores.

No entanto, há também aspectos comuns que, antes de se mudar, você precisa conhecer.

1. Maior segurança

Condomínios de apartamentos, em sua maioria, são projetados para assegurar a integridade dos residentes. Por isso, há um maior monitoramento e controle do acesso das pessoas que podem acessar as áreas de convívio social e os imóveis.

A maioria dos condomínios possui câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos, como entradas, garagens e áreas de lazer. Além disso, também possuem portaria 24 horas e o acesso controlado por cartões magnéticos ou biometria.

Esse monitoramento contínuo previne atividades suspeitas e aumenta a sensação de segurança dos moradores.

2. Áreas de lazer variadas

Viver em um apartamento também oferece o acesso a uma variedade de comodidades, como áreas de lazer bem equipadas. Há uma diversidade de opções disponíveis, como piscina, espaço gourmet, hortas, playground, entre outros.

Essas amenidades proporcionam a conveniência de desfrutar áreas adequadas para a prática de atividades físicas e para convívio social próximas do imóvel. Além disso, os moradores também economizam tempo de deslocamento que seria necessário para ter acesso a esses espaços, garantindo mais praticidade.

3. Localização urbana estratégica

Em geral, apartamentos estão localizados em áreas urbanas, oferecendo acesso conveniente aos principais espaços necessários. É possível aproveitar uma vida cultural ativa, além da proximidade com serviços e comércios variados.

São escolas, hospitais, lojas, restaurantes, parques e praças que facilitam a rotina, fazendo com que os moradores acessem o ambiente urbano com facilidade.

Com a crescente demanda por apartamentos, a conveniência de viver em uma área urbana desenvolvida também resulta em uma valorização da propriedade ao longo do tempo.

4. Bem-estar e qualidade de vida

Um empreendimento projetado para garantir o bem-estar dos residentes promove a qualidade de vida a longo prazo. 

Há também edifícios projetados com foco na sustentabilidade e no conforto. Por isso, a presença de tecnologias de eficiência energética, isolamento acústico e sistemas de iluminação que promovem espaços confortáveis para morar.

A localização estratégica – próxima a áreas verdes e serviços essenciais – faz com que os residentes possuam um maior contato com a natureza. Além disso, a conveniência de ter estabelecimentos e serviços a uma curta distância pode reduzir o estresse diário e melhorar a qualidade de vida.

A presença de áreas comuns dedicadas ao lazer pode otimizar a rotina, proporcionando momentos de interação social e incentivando a prática de atividades de lazer.

Todos esses elementos, quando integrados a um único empreendimento, promovem o equilíbrio entre a vida urbana agitada e a necessidade de tranquilidade.

Arquitetura sustentável: quais são os princípios?

A arquitetura sustentável, quando implementada adequadamente, contribui para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ecologicamente responsáveis. Esses projetos priorizam soluções que promovem o uso eficiente dos recursos naturais, minimizando o impacto ambiental do setor da construção civil.

No blog da Atello Incoporadora, você pode conhecer como a arquitetura pode contribuir para a sustentabilidade.

Lucas Bello

Graduado em Ciências Contábeis pela UniSalle, é Diretor Executivo da Atello Incorporadora. Utiliza sua ampla expertise no mercado imobiliário de Sorriso, no Mato Grosso, para impulsionar o crescimento sustentável da região.

Leia também

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 15 de março de 2024

Entenda o que é incorporação imobiliária

Leia mais

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 20 de fevereiro de 2025

Como funciona para comprar apartamento na planta?

Leia mais

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 9 de maio de 2024

5 estilos de decoração de interiores para conhecer

Leia mais