Entenda o que é uma casa inteligente

Criar um projeto de casa inteligente para um imóvel é uma tendência que transforma a rotina dos moradores. Além de oferecer uma experiência de vida diferenciada, os ambientes tornam-se mais funcionais e confortáveis.

Dessa forma, com residências mais conectadas e eficientes, os residentes possuem a capacidade de controlar remotamente dispositivos do imóvel, que possui características que diferenciam a sua casa no mercado imobiliário.

A seguir, você lerá sobre como viver em uma casa inteligente apresenta uma nova forma de interação com a rotina doméstica. 

Explore o artigo:

O que é uma casa inteligente?

Uma casa inteligente é uma residência equipada com dispositivos conectados à internet, que automatizam diversas funções. Esses sistemas são projetados para melhorar o conforto, segurança e praticidade dos moradores.

Assim, eles podem controlar remotamente variadas funções da casa por meio de dispositivos como smartphones ou computadores.

O que é necessário para ter uma casa inteligente?

A criação de um projeto de casa inteligente pode ser realizada ao aplicar o seguinte passo a passo:

    • defina os objetivos do projeto: crie uma lista de melhorias funcionais que podem ser implementadas para facilitar a rotina;
    • procure dispositivos de automação: câmeras de vigilância, lâmpadas, fechaduras, tomadas e termostatos smart, assistentes virtuais e sensores de movimento;
    • tenha boa cobertura de Wi-Fi: para que os dispositivos funcionarem adequadamente, a sua rede Wi-Fi deve apresentar estabilidade em todos os cômodos;
    • adquira uma central de controle: para uma integração eficiente, é recomendável ter central de controle com um dispositivo específico, como o Amazon Echo ou o Google Home;
  • realize as configurações: conecte dispositivos à sua rede Wi-Fi, emparelhe com a sua central de controle e crie automações simples.

Vantagens de ter uma casa inteligente

Viver em uma casa inteligente apresenta mudanças na rotina dos residentes da propriedade, transformando a maneira como eles experimentam o conforto e a funcionalidade. 

As principais vantagens de morar nessas residências são:

Economia de energia

A automação residencial permite otimizar o uso de energia em uma residência, resultando em uma diminuição de custos e impacto ambiental. Com esses dispositivos, desligar luzes automaticamente quando não estiverem em uso, monitorar o consumo de energia e realizar a automação de eletrodomésticos são comandos possíveis para economizar e tornar a propriedade mais sustentável.

Segurança

Os sistemas de segurança de casas inteligentes possuem recursos avançados, que otimizam a proteção do imóvel. São câmeras de vigilância de alta definição, sensores de movimento e sistemas conectados à internet.

Há também a possibilidade de integrar esses sistemas a outros dispositivos, otimizando o tempo de resposta ao verificar uma entrada não autorizada. 

Assim, os proprietários conseguem aproveitar de uma tranquilidade adicional na rotina, recebendo alertas em casos de emergências.

Acessibilidade

Para idosos ou pessoas com mobilidade reduzida, uma casa inteligente pode oferecer uma maior acessibilidade e independência. Há sistemas projetados para tornar a vida dessas pessoas mais segura, além de facilitar a movimentação nos cômodos.

Nesse sentido, automações como iluminação automatizada, sensores de queda ou de emergências médicas fornecem maior autonomia, segurança e conveniência.

Personalização

A implementação de recursos para criar uma casa inteligente permite que os moradores adaptem o imóvel às suas necessidades e desejos. Os dispositivos instalados permitem desenvolver rotinas programadas, como programar as luzes para se acenderem gradualmente pela manhã ou criar ambientes personalizados para entretenimento.

Além de tornar a vida mais confortável e conveniente, os residentes aproveitam rotinas personalizadas, que se ajustam ao seu ritmo diário.

Valorização do imóvel

O investimento em tecnologia e o desenvolvimento de um sistema integrado de automação apresenta mais atratividade no mercado imobiliário. Com isso, esses imóveis tendem a se destacar e atrair mais investidores, ao oferecer um alto nível de conveniência e conforto para os moradores.

Arquitetura sustentável: quais são os princípios e por que investir?

A casa inteligente possui como uma das suas principais vantagens a economia de energia. Considerado um fator relevante para a criação de propriedades mais sustentáveis, esse princípio é apenas uma das tendências do mercado imobiliário para garantir a sustentabilidade em seus projetos.

A arquitetura sustentável é uma das principais soluções para promover a melhor qualidade de vida de uma comunidade e diminuir o impacto negativo no meio ambiente. 

Acesse o blog da Atello Incorporadora e descubra quais são as soluções empregadas na arquitetura sustentável e por que é benéfico investir nesse recurso.

Lucas Bello

Graduado em Ciências Contábeis pela UniSalle, é Diretor Executivo da Atello Incorporadora. Utiliza sua ampla expertise no mercado imobiliário de Sorriso, no Mato Grosso, para impulsionar o crescimento sustentável da região.

Leia também

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 25 de abril de 2024

Arquitetura sustentável: quais são os princípios e por que investir?

Leia mais

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 10 de julho de 2024

Atitudes sustentáveis para aplicar na rotina

Leia mais

Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 17 de março de 2025

Conheça a história de Sorriso (MT)

Leia mais