Tendências e Tecnologia
Sustentabilidade
Sorriso
Mercado Imobiliário
Arquitetura e Decoração
Publicado: 15 de maio de 2024
Alterado: 9 de janeiro de 2025
Autor (a):
Lucas Bello
Quer descobrir como é morar em apartamento? A mudança para esses espaços é uma tendência no Brasil, refletindo a crescente verticalização dos espaços urbanos.
Optar por viver em um apartamento apresenta mudanças no cotidiano e comportamento. É preciso se adaptar a um espaço que apresenta diferentes regras de convivência e também a outras transformações.
Por isso, é preciso entender como é a vivência nesses ambientes e os aspectos que envolvem essa escolha. A seguir, você encontrará as principais informações para entender como é morar em um apartamento.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, 171,3 milhões de pessoas (84,8%) moravam em casas. Mesmo que o número de pessoas que vivem em apartamentos seja menor, essa proporção vem crescendo: em 2000, era 7,6%, atingindo a marca de 12,5% em 2022.
Porém, é preciso saber que a decisão de viver em um apartamento envolve considerações que influenciam no estilo de vida dos moradores. É preciso considerar aspectos como o relacionamento mais próximo com vizinhos e adaptação ao espaço.
Viver em apartamento é uma solução que tem se tornado cada vez mais popular, principalmente em cidades em desenvolvimento. Essa é uma experiência que se diferencia de acordo com elementos como as características do imóvel e o estilo de vida dos moradores.
No entanto, há também aspectos comuns que, antes de se mudar, você precisa conhecer.
Condomínios de apartamentos, em sua maioria, são projetados para assegurar a integridade dos residentes. Por isso, há um maior monitoramento e controle do acesso das pessoas que podem acessar as áreas de convívio social e os imóveis.
A maioria dos condomínios possui câmeras de vigilância instaladas em pontos estratégicos, como entradas, garagens e áreas de lazer. Além disso, também possuem portaria 24 horas e o acesso controlado por cartões magnéticos ou biometria.
Esse monitoramento contínuo previne atividades suspeitas e aumenta a sensação de segurança dos moradores.
Viver em um apartamento também oferece o acesso a uma variedade de comodidades, como áreas de lazer bem equipadas. Há uma diversidade de opções disponíveis, como piscina, espaço gourmet, hortas, playground, entre outros.
Essas amenidades proporcionam a conveniência de desfrutar áreas adequadas para a prática de atividades físicas e para convívio social próximas do imóvel. Além disso, os moradores também economizam tempo de deslocamento que seria necessário para ter acesso a esses espaços, garantindo mais praticidade.
Em geral, apartamentos estão localizados em áreas urbanas, oferecendo acesso conveniente aos principais espaços necessários. É possível aproveitar uma vida cultural ativa, além da proximidade com serviços e comércios variados.
São escolas, hospitais, lojas, restaurantes, parques e praças que facilitam a rotina, fazendo com que os moradores acessem o ambiente urbano com facilidade.
Com a crescente demanda por apartamentos, a conveniência de viver em uma área urbana desenvolvida também resulta em uma valorização da propriedade ao longo do tempo.
Um empreendimento projetado para garantir o bem-estar dos residentes promove a qualidade de vida a longo prazo.
Há também edifícios projetados com foco na sustentabilidade e no conforto. Por isso, a presença de tecnologias de eficiência energética, isolamento acústico e sistemas de iluminação que promovem espaços confortáveis para morar.
A localização estratégica – próxima a áreas verdes e serviços essenciais – faz com que os residentes possuam um maior contato com a natureza. Além disso, a conveniência de ter estabelecimentos e serviços a uma curta distância pode reduzir o estresse diário e melhorar a qualidade de vida.
A presença de áreas comuns dedicadas ao lazer pode otimizar a rotina, proporcionando momentos de interação social e incentivando a prática de atividades de lazer.
Todos esses elementos, quando integrados a um único empreendimento, promovem o equilíbrio entre a vida urbana agitada e a necessidade de tranquilidade.
A arquitetura sustentável, quando implementada adequadamente, contribui para o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ecologicamente responsáveis. Esses projetos priorizam soluções que promovem o uso eficiente dos recursos naturais, minimizando o impacto ambiental do setor da construção civil.
No blog da Atello Incoporadora, você pode conhecer como a arquitetura pode contribuir para a sustentabilidade.
Graduado em Ciências Contábeis pela UniSalle, é Diretor Executivo da Atello Incorporadora. Utiliza sua ampla expertise no mercado imobiliário de Sorriso, no Mato Grosso, para impulsionar o crescimento sustentável da região.
Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 25 de abril de 2024
Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 10 de junho de 2024
Arquitetura e Decoração Mercado Imobiliário Sorriso Sustentabilidade Tendências e Tecnologia / 8 de abril de 2025